A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) publicou uma diretriz de urgência que determina o aterramento de todas as aeronaves McDonnell Douglas MD-11 e MD-11F enquanto aguardam verificações estruturais, após a queda de um cargueiro da UPS em Louisville, Kentucky.

Essa ordem, formalizada como Diretiva de Aeronavegabilidade de Emergência 2025-23-51, foi emitida quatro dias após o trágico acidente do voo 2976 da UPS, realizado pelo MD-11F sob o registro N259UP, que caiu logo após a decolagem do Aeroporto Internacional Muhammad Ali (SDF) de Louisville, ceifando a vida de 14 pessoas, incluindo os três tripulantes e 11 indivíduos em solo.

Conforme a FAA, todas as inspeções e eventuais ações corretivas devem ser realizadas antes de que as aeronaves possam voltar a operar. A agência emitiu um alerta sobre a possibilidade de que uma condição identificada após o acidente poderia afetar a capacidade da aeronave de manter o controle e realizar um pouso seguro.

### UPS e FedEx interrompem suas operações com o MD-11

A diretriz oficializou uma decisão já tomada por UPS e FedEx, as duas principais operadoras do MD-11. Ambas as empresas interromperam suas frotas, que somam cerca de 50 aeronaves, após uma recomendação da Boeing, que assumiu o programa após a fusão com a McDonnell Douglas, para uma parada preventiva.

A UPS opera 26 aeronaves desse modelo, enquanto a FedEx possui 28, representando cerca de 9% e 4% de suas respectivas frotas. As transportadoras estão transferindo suas operações para cargueiros Boeing 767 e 777, embora esperem enfrentar alguns atrasos. A única outra operadora nos EUA, a Western Global Airlines, já estacionou a maioria de seus MD-11.

Lançado em 1990, o MD-11 teve sua produção encerrada em 2000 e hoje é predominantemente utilizado como cargueiro. Aproximadamente 100 unidades continuam em operação ao redor do mundo, especialmente com UPS e FedEx.

Esse tri-jato é conhecido por suas características desafiadoras de manuseio e possui um histórico de vários acidentes graves, incluindo o voo 80 da FedEx em Tóquio e o voo 8460 da Lufthansa Cargo em Riad. A FedEx e a UPS já planejavam descontinuar o modelo em favor de aeronaves mais modernas e eficientes, um processo que pode ser acelerado devido a essa situação.

### Expectativa de interrupção nas operações de carga

O aterramento das aeronaves representa uma perda significativa na capacidade de carga de longa distância, especialmente durante o período de pico das festividades. UPS e FedEx afirmam que poderão redirecionar as remessas, mas espera-se que haja interrupções nas operações até que as inspeções sejam finalizadas.

Todas as aeronaves MD-11 permanecerão em terra até que os operadores cumpram os requisitos estabelecidos pela FAA. A investigação realizada pelo NTSB avaliará se ações adicionais serão necessárias para toda a frota mais antiga.

### Foco da investigação na separação do motor

As investigações preliminares indicam que o motor esquerdo e seu suporte se desprenderam durante a decolagem. Imagens mostram a aeronave subindo brevemente antes de desviar para a esquerda e colidir com edificações próximas, gerando um incêndio significativo.

O NTSB recuperou os gravadores de voo, e as primeiras análises sugerem que um alarme contínuo soou na cabine antes do impacto. A equipe de investigação também está examinando os registros de manutenção realizados na ST Engineering, no Texas, onde foram feitos reparos estruturais nas semanas que antecederam o acidente.

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