A Alaska Airlines enfrentou mais uma interrupção em seus sistemas de tecnologia da informação, que afetou o site da companhia e o check-in online dos passageiros, sendo este o segundo episódio do tipo em outubro de 2025.
Neste incidente, os serviços digitais foram os mais impactados e a causa foi atribuída a uma interrupção global do Microsoft Azure, onde a Alaska e a Hawaiian Airlines hospedam seus serviços. Essa falha resultou em problemas em sistemas essenciais, incluindo os sites das companhias.
Em um comunicado emitido no dia 30 de outubro de 2025, a Alaska Airlines informou que estava trabalhando para restaurar os sistemas afetados ao longo da tarde, prometendo retomar outros serviços assim que a Microsoft resolvesse sua questão. A empresa pediu desculpas aos passageiros por quaisquer inconvenientes e agradeceu pela compreensão durante a resolução do problema.
Devido à falha, alguns viajantes não puderam realizar o check-in online para seus voos. A companhia recomendou que esses passageiros procurassem agentes no aeroporto para obter seus cartões de embarque e planejassem um tempo extra para chegarem ao saguão.
Embora a Alaska Airlines não tenha indicado se a interrupção impactou a operação de seus voos, diversos passageiros utilizaram redes sociais para manifestar sua insatisfação com as operações da companhia nos últimos meses, solicitando melhorias nos sistemas de segurança contra ameaças cibernéticas.
O Microsoft Azure relatou que a interrupção foi resultado de uma “mudança não intencional na configuração do locatário”, que provocou interrupções em múltiplos serviços da Microsoft. Apesar da normalização das taxas de erro e latência, a empresa afirmou que ainda trabalhava em problemas remanescentes e adoptou medidas adicionais para evitar ocorrências semelhantes no futuro.
No início de 2025, a Alaska Airlines já havia enfrentado duas interrupções significativas: uma em julho, que paralisou voos por aproximadamente três horas, e outra entre os dias 23 e 24 de outubro, que resultou em uma interrupção em todo o sistema, afetando mais de 229 voos e reduzindo em cerca de 100 o número de aeronaves operando nos Estados Unidos.


