A Azul Airlines firmou um acordo significativo com seus credores quirografários, representando um avanço crucial em sua reestruturação sob a proteção do Capítulo 11 nos Estados Unidos. O entendimento com o Comitê Oficial de Credores Quirografários (UCC) apoia o objetivo da empresa de reorganizar suas operações em vez de encerrar suas atividades, permitindo assim que a companhia aérea mantenha seus voos enquanto melhora sua saúde financeira.

Como parte desse acordo, a Azul obteve aproximadamente US$ 1,6 bilhão em financiamento para garantir a continuidade de suas operações normais. A empresa planeja devolver 20 aeronaves que não estão sendo utilizadas de forma eficaz, com o intuito de otimizar sua frota, e pretende captar US$ 950 milhões em novo patrimônio, o que deve aumentar ainda mais sua liquidez e estabilidade a longo prazo.

O plano de reestruturação oferece aos credores quirografários a opção de receber um pagamento em dinheiro de até 20 milhões de dólares ou uma parte em um fundo criado em seu benefício. Além disso, a Azul se comprometeu a liberar warrants que representam até 5,5% do capital, bem como a realizar pagamentos baseados no desempenho de até US$ 6,5 milhões por ano até 2029, e cobrir custos administrativos do trust, que variam de US$ 2,5 milhões a US$ 5 milhões. É importante destacar que esses warrants serão reduzidos para aqueles que escolherem receber o pagamento em dinheiro.

Em comunicado, a Azul expressou que a formalização desse acordo é um marco importante para a conclusão bem-sucedida do processo de reestruturação, representando um passo decisivo em direção a uma solução consensual que preserva suas operações, fortalece sua estrutura de capital e proporciona valor sustentável a todos os envolvidos.

Durante todo esse processo de reestruturação, a Azul manteve suas operações regulares de voos sem interrupções. Recentemente, a companhia também conseguiu um financiamento adicional de US$ 500 milhões para reforçar sua liquidez e estabilidade operacional.

O plano atualizado será analisado por um tribunal de falências nos EUA em uma audiência programada para 4 de novembro, onde também ocorrerá a votação dos credores. Uma audiência de confirmação está agendada para 11 de dezembro, com a expectativa de que a Azul saia do Capítulo 11 no início de 2026.

Compartilhar.

Portal de notícias e etretenimento da aviação

Os comentários estão encerrados.

Exit mobile version