O Airbus A350, um jato de passageiros bimotor, se consolidou como um grande sucesso na aviação moderna. Até outubro de 2025, 44 companhias aéreas operavam esse modelo, com cerca de 635 aeronaves em atividade.

Existem duas variantes principais desse modelo: o A350-900, que é a versão mais comum, com 535 unidades em operação, e o A350-1000, que é menos frequente, contando com 100 aeronaves em uso globalmente.

Lançado em 2013, o A350 tem sido uma escolha popular por parte das companhias aéreas, que o utilizam como substituto de aeronaves mais antigas e menos eficientes em rotas de longo alcance. É possível também encontrá-lo em rotas regionais com alta demanda, especialmente na Ásia-Pacífico.

A Singapore Airlines é a maior operadora do A350, com 65 aeronaves. Outras companhias notáveis incluem Qatar Airways (58), Cathay Pacific (47), Delta Air Lines (35), Air France (34), Lufthansa (30) e Air China (30).

Dada sua popularidade, algumas dessas companhias também operam as rotas mais longas com o A350 desde outubro de 2025. Essa aeronave é ideal para voos prolongados, permitindo que muitas transportadoras ofereçam voos diretos em distâncias anteriormente consideradas inviáveis. Ela tem se tornado a opção preferida para substituir modelos antigos, como o Boeing 767 e 777, além do A330-200 e, em alguns casos, o Boeing 747-8.

Graças à sua confiabilidade, o A350 opera conforme as regras ETOPS 370, permitindo rotas transoceânicas diretas, contanto que a aeronave permaneça a até 370 minutos de um aeroporto alternativo. Isso significa que, em caso de falha de um motor, a aeronave pode continuar voando por mais de seis horas com um único motor.

Os passageiros têm reagido positivamente ao A350, que costuma receber feedback favorável, destacando sua cabine mais espaçosa, níveis de ruído reduzidos e confortos modernos que tornam a experiência de voo mais agradável, mesmo em trajetos longos.

Com 435 unidades do A350-900 e 260 do A350-1000 encomendadas, a tendência é que esse modelo continue em operação por muitos anos. Sua capacidade impressionante de realizar as rotas comerciais mais longas tem propiciado a abertura de novos destinos.

Neste artigo, vamos explorar as dez rotas mais longas atualmente operadas por aeronaves A350, identificando quais companhias aéreas as operam e a frequência com que esses voos acontecem em outubro de 2025. Os dados foram coletados do site Cirium e correspondências com o Flightradar24 e ch-aviation.

## 1. Singapore Airlines – Cingapura (SIN) a Nova York JFK (JFK)

### Distância: 9.487 milhas (15.179 km)
A Singapore Airlines opera voos diários entre Cingapura e Nova York com a designação SQ24 (SIN-JFK) e SQ23 (JFK-SIN), utilizando sua frota de 65 A350-900.

Os voos podem transportar 253 passageiros em uma configuração de três classes, totalizando 1.771 assentos disponíveis semanalmente. A duração média do voo é de 18 horas em cada sentido.

## 2. Singapore Airlines – Cingapura (SIN) a Newark Liberty (EWR)

### Distância: 9.484 milhas (15.174 km)
Este serviço, também operado diariamente e quase tão longo quanto o de Nova York, utiliza os voos SQ22 (SIN-EWR) e SQ21 (EWR-SIN) com a mesma configuração. O tempo de voo é similar, girando em torno de 18 horas.

## 3. China Southern – Shenzhen (SZX) a Cidade do México (MEX)

### Distância: 8.778 milhas (14.044 km)
Esta rota, menos comum, é realizada três vezes por semana pela China Southern com seu A350-900, oferecendo 314 assentos em uma configuração de três classes. O voo médio dura cerca de quinze horas.

## 4. Singapore Airlines – Cingapura (SIN) a Los Angeles (LAX)

### Distância: 8.758 milhas (14.012 km)
A companhia oferece várias frequências nesta rota, utilizando seus A350-900. Além de voos diários, também opera três vezes por semana, com uma capacidade total de 5.060 assentos disponíveis semanalmente.

## 5. Philippine Airlines – Manila (MNL) a Nova York JFK (JFK)

### Distância: 8.513 milhas (13.620 km)
A Philippine Airlines integra a lista, conduzindo voos regulares três vezes por semana entre Manila e Nova York também com seu A350-900, comportando 295 passageiros em três classes.

## 6. Singapore Airlines – Cingapura (SIN) a São Francisco (SFO)

### Distância: 8.440 milhas (13.504 km)
A Singapore Airlines mantém outra rota longa com o A350-900, oferecendo várias opções de voos diariamente e um total significativo de assentos semanais.

## 7. Delta Air Lines – Atlanta (ATL) a Joanesburgo (JNB)

### Distância: 8.433 milhas (13.493 km)
A Delta, única operadora americana de A350 na lista, opera voos diários na rota entre Atlanta e Joanesburgo, utilizando seu A350-900 e transportando 306 passageiros.

## 8. Qatar Airways – Doha (DOH) a Los Angeles (LAX)

### Distância: 8.301 milhas (13.282 km)
A Qatar Airways faz parte do grupo de operadoras que utilizam o A350-1000 nesta rota, com voos diários e capacidade para 327 passageiros.

## 9. Philippine Airlines – Manila (MNL) a Toronto (YYZ)

### Distância: 8.217 milhas (13.147 km)
Outra rota da Philippine Airlines, menor que a ligação com Nova York, com voos operados pelo A350-900, proporcionando uma experiência de viagem de cerca de 15 horas.

## 10. Delta Air Lines – Atlanta (ATL) a Cidade do Cabo (CPT)

### Distância: 8.127 milhas (13.003 km)
Semelhante à ligação para Joanesburgo, esta rota também é operada pelos A350-900, com voos regulares três vezes por semana.

## Menção Especial

### Cathay Pacific – Hong Kong (HKG) a Dallas-Fort Worth (DFW)

A nova rota da Cathay Pacific entre Hong Kong e Dallas-Fort Worth merece destaque por ficar perto da lista principal, operando quatro vezes semanais com o A350-1000, comportando 334 passageiros.

O Airbus A350 é visto como o futuro da aviação de longo curso, prometendo expandir suas operações com voos ainda mais longos, como os planejados pela Qantas entre Sydney e Londres/Nova York, previsto para começar em 2027.

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