A companhia aérea regional britânica Eastern Airways anunciou a suspensão de todas as suas operações e manifestou a intenção de nomear um administrador, uma medida formal dentro do âmbito da legislação de insolvência do Reino Unido. Essa ação, divulgada em 27 de outubro de 2025, efetivamente encerra as atividades da empresa após 28 anos de funcionamento.
Segundo a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA), todos os voos da Eastern Airways foram cancelados, e os passageiros com reservas foram orientados a não se dirigirem aos aeroportos. O órgão regulador aconselhou quem possui voos agendados a buscar alternativas e afirmou que informações sobre reembolsos serão disponibilizadas em breve.
O pedido submetido a um tribunal britânico concede à airline um prazo de até 10 dias úteis para encontrar um novo proprietário ou obter financiamento antes da nomeação oficial dos administradores. Este aviso também impede que os credores realizem ações de cobrança durante esse período. O retorno das aeronaves aos locadores indica uma possível liquidação da companhia.
Com sede no Aeroporto de Humberside em North Lincolnshire, a Eastern Airways operava uma rede de rotas que conectava Aberdeen, Wick, Teesside International, Humberside e Londres Gatwick, além de Newquay na Cornualha. Algumas dessas rotas eram executadas sob contratos de serviço público, semelhantes ao programa de Serviço Aéreo Essencial dos EUA.
Conforme relatado pelo jornal O Independente, a Eastern já havia cessado a venda de passagens e devolvido a maior parte de sua frota antes de registrar a intenção de nomear administradores. A publicação atribui a situação a dificuldades financeiras decorrentes de altos custos operacionais e de uma demanda insuficiente em determinadas rotas internas.
A plataforma de dados de aviação cha-aviação informou que a empresa transportava anualmente cerca de 1,3 milhão de passageiros, mas enfrentou um prejuízo líquido de £ 19,7 milhões no ano fiscal que se encerrou em março de 2024, com uma dívida total aproximada de £ 26 milhões.
A saída da Eastern Airways deixa diversas áreas do Reino Unido sem voos diretos. O serviço entre Aberdeen e Wick era vital para a indústria petrolífera do Mar do Norte, enquanto a rota Gatwick-Newquay oferecia uma alternativa mais ágil entre Londres e a Cornualha em comparação com a extensa viagem de trem. O Departamento de Transportes do Reino Unido anunciou que está colaborando com autoridades locais e outras empresas aéreas para explorar opções de substituição.
Fundada em 1997, a Eastern Airways começou operando voos para deslocar trabalhadores entre Humberside e Aberdeen, expandindo posteriormente suas operações para incluir serviços regulares, voos fretados e transporte de equipes esportivas. Operava uma frota mista, que incluía jatos regionais Embraer E170 e E190, além de turbopropulsores ATR 72-600.
Nos anos mais recentes, a companhia enfrentou forte concorrência das low-cost e viu uma redução na demanda após a pandemia de Covid-19. Antes, tinha uma parceria com a KLM Royal Dutch Airlines para voos para Amsterdã Schiphol, mas esses serviços planejados nunca foram efetivados.
Em 28 de outubro de 2025, a maioria das aeronaves da empresa já havia sido levada a locais de armazenamento em todo o Reino Unido. O site da Eastern Airways não fez menção aos problemas financeiros enfrentados recentemente, e a ferramenta de reserva de voos estava indisponível. A menos que novos investidores sejam encontrados rapidamente, a nomeação de administradores poderá significar o encerramento definitivo das operações da empresa como transportadora independente.


