A Rex Airlines, uma companhia aérea regional da Austrália anteriormente chamada Regional Express, está prestes a se reerguer após ser adquirida por um grupo de aviação dos Estados Unidos, evitando assim uma intervenção governamental. Em junho de 2024, a empresa entrou em processo de administração após enfrentar dificuldades severas com a operação de dez Boeing 737-800 em rotas mais disputadas, competindo diretamente com grandes players como Qantas e Virgin Australia.
No dia 21 de outubro de 2025, a EY Austrália, responsável pela administração da companhia, anunciou um acordo com a Air T, que possibilitará a saída da Rex do processo de administração após um período de 15 meses. A transação prevê que a Air T assuma todos os aspectos operacionais da Rex e suas funções de manutenção.
A Air T, que está listada na NASDAQ, é uma holding significativa no setor de aviação dos EUA, com atividades abrangendo diversos serviços aéreos, incluindo a operação da Mountain Air Cargo para a FedEx Express. A empresa também se dedica ao leasing de aeronaves e à manutenção de componentes aeronáuticos.
Além disso, a Air T possui uma instalação no Aeroporto de Kingman, no Arizona, onde mantém aeronaves, incluindo várias Saab 340. A inclusão desses ativos é considerada vital, uma vez que a flota da Rex é composta por vários turboélices Saab 340 com uma idade média considerável, que têm enfrentado problemas mecânicos recentemente.
Desde que ingressou na administração em 2024, a empresa vem em busca de um investidor. O prazo da administração foi estendido três vezes para permitir a negociação de um acordo, com a última extensão se encerrando em dezembro de 2025.
Durante o processo de administração, a Rex continuou a operar suas rotas regionais com apoio financeiro do governo australiano, que incluiu um resgate de 130 milhões de dólares australianos. A continuidade da Rex é vista como crucial para a mobilidade aérea em áreas rurais da Austrália, especialmente em regiões mais isoladas.
De acordo com a EY Austrália, o progresso nas negociações de venda foi satisfatório, culminando na assinatura de um contrato com a Air T para a recapitalização da Rex. Não há previsão de retorno para os acionistas neste momento, e novas informações serão divulgadas antes da próxima reunião de credores.
O governo australiano também se manifestou positivamente em relação ao acordo, afirmando que ele permitirá que a Rex mantenha conexões aéreas essenciais para comunidades regionais. Entretanto, como as negociações ainda estão em andamento, um porta-voz ressaltou que não haverá mais comentários por parte do governo no momento.
A Air T descreve-se em seu site como uma empresa focada em construir negócios interconectados e robustos, investindo em talentos criativos no setor de aviação.
A história da Rex Airlines começou em 2 de agosto de 2002, com a fusão de duas empresas regionais, Hazelton Airlines e Kendell Airlines. A companhia estava inicialmente voltada para voos entre pequenos aeroportos na região sul e leste da Austrália e operava com uma frota de quase 60 turboélices Saab SF340.
Em 2021, a Rex decidiu expandir suas operações para incluir voos entre as capitais estaduais, competindo diretamente com grandes companhias aéreas. Contudo, essa estratégia se mostrou insustentável devido à intensa concorrência, levando a companhia a uma situação financeira que exigiu sua administração.