A Embraer, empresa brasileira do setor aeronáutico, e o grupo Adani, da Índia, anunciaram na terça-feira (27) que firmaram um acordo para a produção de aviões na Índia. O Memorando de Entendimento (MoU) estabelece a criação de um ecossistema de aeronaves no país, concentrando-se na aviação comercial regional.
Essa colaboração abrange a fabricação de aeronaves, a cadeia de suprimentos e serviços de manutenção pós-venda. As empresas também planejam atuar juntas no treinamento de pilotos.
De acordo com Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, a Índia representa um mercado crucial para a empresa, e a aliança combina a experiência da Embraer com as capacidades industriais do grupo Adani e seu compromisso com o fortalecimento da indústria local.
O acordo se apoia na ampla expertise da Embraer em engenharia e produção de aeronaves, complementada pela atuação da Adani em toda a cadeia de valor da aviação, incluindo infraestrutura aeroportuária e serviços relacionados.
A iniciativa busca suprir a demanda interna e promover a criação de um número expressivo de empregos diretos e indiretos em áreas como engenharia, fabricação e logística.
Ashish Rajvanshi, Presidente e CEO da Adani Defence & Aerospace, destacou que essa parceria representa um passo importante para o futuro da aviação regional na Índia, contribuindo para o crescimento industrial do país, a redução de desigualdades regionais e a geração de oportunidades de emprego qualificadas.
A Adani Defence & Aerospace é a principal empresa privada no setor aeroespacial e de defesa na Índia, focando na fabricação de aeronaves, VANTs, sistemas aviônicos e soluções de serviços.
A Embraer, por sua vez, já possui uma presença significativa na Índia, com quase 50 aeronaves operando em diferentes segmentos, como aviação comercial, defesa e executiva. A Força Aérea Indiana utiliza modelos como o Legacy 600 e o ‘Netra’ AEW&C, enquanto a companhia aérea Star Air opera uma frota de 13 aeronaves, que inclui jatos E175 e ERJ145.


