A Rosaviatsia, agência federal responsável pelo transporte aéreo na Rússia, emitiu recentemente a certificação para uma atualização no projeto do Tupolev Tu-214, permitindo o início da produção em série desse jato comercial de dois motores.
O Tu-214 é uma aeronave projetada para voos de médio alcance, adequada para operações tanto domésticas quanto regionais, com uma capacidade de até 210 passageiros. Essa certificação possibilita um aumento na produção do modelo, com o objetivo de fabricar até vinte unidades anualmente até o final de 2027.
### Detalhes da Certificação e da Modificação
A certificação foi concedida após uma série de testes em voo que começaram em novembro de 2024, sendo realizados com uma aeronave de teste equipada com novos componentes desenvolvidos no país, substituindo sistemas de origem estrangeira.
O Tu-214 atualizado mantém seus motores Aviadvigatel PS-90A e agora incorpora aviônicos e dispositivos de segurança fabricados internamente, como sistemas de prevenção de colisões em voo (ACAS) e alertas de proximidade ao solo (GPWS).
### Avanços nos Sistemas Aviônicos e Segurança
A Rosaviatsia informou que o sistema de anticolisão que foi certificado é um equivalente nacional ao ACAS, tendo passado por várias avaliações técnicas, incluindo testes em conjunto com sistemas internacionais.
Além disso, os novos equipamentos serão instalados em outros projetos da aviação civil russa, como o Yakovlev MC-21-310, o SJ-100 e o turboélice regional Ilyushin Il-114-300.
A Rostec, empresa estatal, anunciou que a fábrica de aeronaves de Kazan, que produz o Tu-214, está em processo de modernização para aumentar sua capacidade produtiva e assim atender à demanda crescente nos próximos anos.


