Um equipamento verde utilizado para treinamento de bombeiros no Aeroporto de Londres-Heathrow (LHR), inspirado em aviões Boeing 747 e DC-10 e conhecido como ‘Gigante Verde Alegre’, está passando por uma substituição.

Esse equipamento se tornou um símbolo para os moradores do oeste de Londres, além de ser notado por viajantes que passam pelo aeroporto, principalmente devido ao mistério que envolve sua função.

Com o passar dos anos, o aparato gerou discussões sobre sua utilidade, sendo descrito por alguns como uma aeronave velha e sem vida, sem janelas.

No dia 22 de dezembro de 2025, Heathrow anunciou que o ‘Gigante Verde Alegre’ cumpriu sua função e foi desativado após muitos anos de uso.

Em um vídeo, Azad Batth, gestor de projetos de Heathrow, apresentou um plano para introduzir um novo simulador de treinamento moderno para os bombeiros do aeroporto.

O novo equipamento é baseado na fuselagem de um Airbus A380, a maior aeronave comercial do mundo, e apresenta um lado que se assemelha ao superjumbo e o outro a um Boeing 787 Dreamliner.

“Foi projetado para atender as necessidades contemporâneas de combate a incêndios, oferecendo uma variedade de cenários muito mais avançados do que o modelo anterior. Inclui simulações de incêndios internos e externos, como em motores, trens de pouso, vazamentos de combustível em operação, cabine e compartimentos superiores, permitindo um treinamento prático para a equipe de emergência do aeroporto”, explicou Batth.

Ele também mencionou que “essa novidade ajudará os bombeiros a manterem suas habilidades e a honrarem os requisitos de capacitação estipulados pela Autoridade de Aviação Civil (CAA)”.

A nova plataforma foi fabricada em Derby e, em seguida, transportada até Heathrow por trechos rodoviários.

Cada seção tem cerca de quatro metros de diâmetro, podendo ter até 14 metros de comprimento, e algumas partes pesam até 14 toneladas.

“Todo o planejamento para essa operação foi detalhado, envolvendo várias agências, como a Agência de Estradas, a Polícia e outras partes envolvidas no aeroporto”, acrescentou Batth.

Ele finalizou garantindo que essa nova ferramenta será essencial para os bombeiros e a equipe de resgate, assegurando a segurança dos passageiros e das companhias aéreas.

Compartilhar.
Exit mobile version