O Grupo Abra, responsável pela Avianca e GOL, está se preparando para instalar conectividade a bordo em 100 de suas aeronaves, abrangendo modelos da Airbus e Boeing.
Para essa iniciativa, o Grupo Abra e a operadora de satélite SES, com sede em Luxemburgo, irão incorporar uma nova antena eletronicamente controlada (ESA) no topo das aeronaves.
Essa antena de última geração, que se destaca apenas sete centímetros da fuselagem, oferece conectividade multiórbita. Ela permite conexões com satélites geoestacionários (GEO) e de órbita terrestre baixa (LEO), garantindo acesso à Internet de banda larga de forma confiável.
Atualmente, o sistema já está em funcionamento em 10 aeronaves Airbus A320 da Avianca, com planos de expansão para o restante da frota nos próximos anos.
Enrique Villasenor, vice-presidente de Parcerias Globais de Companhias Aéreas da SES, declarou que esse sistema permitirá ao Grupo Abra oferecer aos passageiros “um acesso rápido e confiável à Internet, semelhante ao que têm em casa, independentemente do local ou do momento do voo”.
Esse investimento reflete a competitividade nas principais áreas de atuação do Grupo Abra na América Latina. A LATAM Airlines, principal concorrente na região, já disponibiliza conectividade a bordo em grande parte de sua frota de fuselagem estreita e está atualmente implementando esse serviço em sua frota de fuselagem larga.


