A Airbus anunciou que precisou revisar suas metas de entregas comerciais para 2025, reduzindo a previsão de 825 para 790 aeronaves. Essa alteração se deve a um problema de qualidade relacionado aos painéis da fuselagem, que exigirá inspeções em centenas de jatos, principalmente na linha A320.

A falha foi identificada como resultado de peças com espessura inadequada, produzidas pela Sofitec Aero. A empresa de notícias Reuters revelou que o número de painéis afetados é maior do que o inicialmente estimado e que cerca de 628 aeronaves necessitam de inspeção, incluindo 168 já em operação e mais de 240 em montagem.

O Air Current destacou que os reparos podem demandar de três a cinco semanas para serem realizados. Em um comunicado oficial, a Airbus confirmou que tanto as aeronaves em produção quanto aquelas em operação podem ser afetadas e que o problema foi detectado logo após um período desafiador para a companhia. Em 28 de novembro de 2025, havia sido reportada uma vulnerabilidade que levou as companhias aéreas a implementarem atualizações de software nos sistemas de controle de ailerons.

Apesar da revisão nas entregas, a empresa reafirmou que sua projeção financeira permanece inalterada, com uma meta de EBIT ajustado de aproximadamente 7 bilhões de euros e um fluxo de caixa livre antes de financiamento ao cliente de cerca de 4,5 bilhões de euros.

Mesmo sem contar com o problema dos painéis, parecia cada vez mais difícil que a Airbus conseguisse atingir a meta de 820 entregas de aeronaves comerciais neste ano. Até hoje, acredita-se que cerca de 72 aeronaves tenham sido entregues em novembro, totalizando 657 até agora, o que significa que mais de 160 jatos precisarão ser entregues em dezembro. O recorde anterior para o mês foi de 138 aeronaves, alcançado em 2019.

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