A assembleia geral do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) deu aval à proposta de acordo com o consórcio ‘Newtour/MS Aviation’, em meio às negociações para a privatização da Azores Airlines.
Neste encontro de emergência, realizado na sexta-feira, 21 de novembro, a única pauta discutida foi a avaliação e votação do acordo proposto entre o sindicato e o consórcio que está à frente da privatização da companhia aérea açoriana.
De acordo com informações divulgadas no sábado, 22, pela agência Lusa, participaram na votação 225 associados, dos quais 119 votaram a favor do acordo, 92 contra, e houve 14 abstenções, resultando na aprovação do acordo entre o SNPVAC e o consórcio ‘Newtour/MS Aviation’.
Na quinta-feira anterior, o consórcio destacou que apresentará uma proposta pela Azores Airlines somente após chegar a um entendimento com os trabalhadores, fazendo um chamado à equipe de cabine para que adotem um posicionamento realista frente à responsabilidade do processo.
Em uma carta aberta direcionada ao pessoal de cabine da companhia, à qual a agência Lusa teve acesso, o consórcio expressou seu descontentamento em relação à falta de espírito colaborativo nas reuniões com o SNPVAC, pedindo responsabilidade dos funcionários.
Na carta, o consórcio enfatiza que o futuro da Azores Airlines está em jogo e é crucial que os trabalhadores se manifestem sobre o caminho que desejam seguir. Eles reiteram que creem que o entendimento mútuo é a chave para garantir a sustentabilidade da empresa.
O ‘Newtour/MS Aviation’ tem até segunda-feira, 24 de novembro, para apresentar sua proposta pela companhia, argumentando que a postura dos líderes sindicais, influenciada por princípios ideológicos, tem dificultado a negociação, mesmo diante da disponibilidade demonstrada pelos funcionários.
O consórcio também mencionou que as conversas com o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) ocorreram de forma construtiva e responsável, resultando na aceitação do acordo por parte dos pilotos.
O consórcio destaca que a proposta enviada ao pessoal de cabine é diversa da dos pilotos, devido às especificidades de cada profissão, mas mantém uma lógica similar.
Em 9 de novembro, o SPAC anunciou que seu acordo com o consórcio foi aprovado na Assembleia de Empresa da Azores Airlines, com 75% de apoio.
A privatização da Azores Airlines, que pertence ao grupo SATA e opera voos do arquipélago dos Açores para o exterior, está sendo discutida com o ‘Newtour/MS Aviation’. O Governo Regional dos Açores já sinalizou a possibilidade de negociações particulares ou até o fechamento da companhia, se não houver um acordo viável.


