A LOT, companhia aérea da Polônia, está em negociações para adquirir a Smartwings, principal linha aérea da República Tcheca, conforme reportado pela mídia polonesa.
Rumores sobre o interesse da LOT na Smartwings circulam desde 2025, mas nos últimos dias as informações ganharam mais credibilidade. O site financeiro Money.pl informou que o CEO da LOT, Michał Fijoł, esteve em Praga no final de outubro, supostamente para discutir detalhes da transação.
A Smartwings, que foca principalmente no segmento de turismo, tem atraído a atenção de outras companhias com um perfil semelhante, como Eurowings e SunExpress. O proprietário da Smartwings, Jiří Šimáně, havia tentado vender a companhia para a israelense Israir, mas o negócio não se concretizou.
Em 2024, Šimáně e seus sócios adquiriram o controle total da Smartwings, após comprarem a participação de investidores chineses. Antes dessa mudança, a Smartwings havia absorvido muitos ativos da extinta CSA, uma icônica companhia aérea checa.
Originada do operador turístico Travel Service, a maior empresa do setor na República Tcheca, a Smartwings possui também subsidiárias na Polônia, Hungria e Eslováquia. Segundo dados da ch-aviation, até novembro de 2025, a Smartwings contava com uma frota de 41 aeronaves, incluindo Airbus A220, A320 e diversas versões do Boeing 737.
Ainda não foi divulgado qual seria o plano da LOT para a Smartwings, caso a aquisição se finalize. Essa, aliás, não é a primeira tentativa da LOT de expandir suas operações na Europa Central. Nos anos de 2018 e 2019, a empresa considerou abrir uma base em Budapeste e até lançou voos diretos para os Estados Unidos a partir da capital húngara.
A LOT também colaborou com a operadora turística polonesa ITAKA, que criou sua própria companhia aérea charter no início de 2025, utilizando aeronaves A320 alugadas e tripuladas pela búlgara ACMI Electra Airways.


