O Grupo Norueguês apresentou os melhores resultados trimestrais de sua história no terceiro trimestre de 2025. Nesse período, a companhia registrou um lucro antes de impostos de NOK 2.891 milhões (equivalente a US$ 288,2 milhões) e um lucro operacional de NOK 3.071 milhões (aproximadamente US$ 306 milhões).

Segundo um comunicado da empresa, o trimestre foi marcante por várias conquistas, incluindo o pagamento do primeiro dividendo em agosto de 2025 e a execução de uma opção de compra que resultou na aquisição de mais 30 aeronaves Boeing.

No terceiro trimestre, o Grupo Norueguês, que abrange a Norwegian Air Shuttle e a maior transportadora regional, Widerøe, reportou uma margem operacional de 25,1%. A liquidez do grupo caiu para NOK 10,5 bilhões (cerca de US$ 1,05 bilhão) ao final do período.

Geir Karlsen, CEO da Norwegian, expressou satisfação com o desempenho recorde, destacando que, em agosto, foi pago um dividendo de NOK 0,90 (aproximadamente US$ 0,09) por ação a cerca de 75.000 acionistas. Ele também agradeceu aos colaboradores da Widerøe e da Noruega pelo trabalho excepcional durante meses de grande movimento.

Karlsen ainda fez menção ao número histórico de passageiros da Widerøe, que em setembro alcançou um marco importante em seus mais de 90 anos de operação.

No total, o Grupo Norueguês transportou 8,41 milhões de passageiros no trimestre, sendo 7,28 milhões pela Norwegian e 1,12 milhões pela Widerøe. A taxa de ocupação da Norwegian foi de 88,3%, com um leve aumento em relação ao ano anterior, enquanto a Widerøe teve uma taxa de 77,5%, mostrando uma leve queda.

A capacidade de voos aumentou em 2% para a Norwegian e 3% para a Widerøe. Ambas as companhias apresentaram bom desempenho operacional, com a Widerøe alcançando 98,2% de voos programados e uma pontualidade de 91,8%. A Norwegian também se destacou, com 99,3% dos voos programados cumpridos e uma pontualidade de 77,8%, um aumento em relação ao mesmo período do ano anterior.

No que diz respeito à renovação de frota, a Norwegian ampliou seu pedido junto à Boeing ao exercer uma opção para 30 aeronaves Boeing 737 MAX 8, totalizando 80 pedidos firmes.

Karlsen enfatizou que essa aquisição não apenas garante flexibilidade, mas também demonstra o compromisso da companhia em operar com uma frota moderna e eficiente em termos de consumo de combustível.

O mês de outubro de 2025 foi decisivo para a Dinamarca, com a companhia anunciando dez novas rotas internacionais a partir do Aeroporto de Billund. Além disso, a Norwegian foi premiada como “Melhor Companhia Aérea Europeia” no Danish Travel Awards. A companhia ainda conquistou um contrato do governo dinamarquês para uma rota doméstica, que visa promover a sustentabilidade ao operar 93% dos voos entre Aalborg e Copenhague com pelo menos 40% de combustível sustentável a partir de março de 2026, resultando em uma expectativa de economia de 6.700 toneladas de CO2 ao longo de sua operação.

Olhando para o inverno de 2025/26, a Norwegian planeja reduzir sua capacidade mensal em 25% a 40% em relação a outubro de 2025. Essa decisão tem como objetivo alinhar a oferta à demanda nesse período, buscando otimizar o desempenho na baixa temporada. Karlsen observou que as tendências de reservas são positivas e que os clientes estão comprando passagens com mais antecedência, o que indica um inverno movimentado à vista, com boas taxas de ocupação.

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