A Hainan Airlines acaba de receber seu primeiro Airbus A330-900neo, tornando-se a primeira companhia aérea a operar esse modelo na China continental. A entrega, que ocorreu em 1º de novembro de 2025, representa um marco significativo para a empresa e para a Airbus, evidenciando a entrada do A330neo no importante mercado de fuselagem larga da China.

Para a Hainan, essa aquisição faz parte de um esforço mais amplo de modernização de sua frota, que se intensificou após uma reestruturação da empresa. Para a Airbus, a entrega marca a introdução oficial do A330neo no mercado chinês, um objetivo estratégico para consolidar a presença no setor de viagens de longo curso na Ásia.

O A330-900neo é alimentado por motores Rolls-Royce Trent 7000 e representa a versão mais avançada da linha A330. A nova aeronave apresenta melhorias na aerodinâmica, pontas de asas compostas e um interior remodelado, focando em eficiência e conforto para os passageiros. A Airbus informa que o alcance dessa aeronave é de cerca de 7.350 milhas náuticas, viabilizando rotas entre a China e a Europa, Austrália e Oriente Médio, além de atender à demanda de viagens internas, como a rota Pequim-Shenzhen.

O novo avião da Hainan possui uma configuração de 301 assentos, sendo 24 na classe executiva e 277 na econômica. A intenção da companhia é utilizá-lo em uma combinação de voos internacionais e domésticos, parte do plano de modernização da frota e de restauração de serviços intercontinentais que foram suspensos durante a pandemia.

Atualmente, a Hainan Airlines já opera modelos anteriores da família A330, além de Boeing 787 Dreamliners. O A330-900neo representa uma modernização que se alinha ao formato de operação da frota existente,facilitando a transição em termos de treinamento e manutenção para os pilotos.

Com sede em Haikou, na Ilha de Hainan, a Hainan Airlines opera uma ampla rede de voos nacionais e internacionais, com hubs em Haikou, Pequim e Shenzhen. A companhia foi fundada em 1993 e cresceu rapidamente nas décadas de 2000, fazendo parte do antigo Grupo HNA e construindo uma reputação sólida em serviços premium. Após uma significativa reestruturação iniciada em 2021, devido à falência do Grupo HNA, a empresa agora opera sob a nova administração do Grupo Liaoning Fangda, com um foco renovado na estabilidade e eficiência.

Para a Airbus, a entrega do primeiro A330-900neo a uma companhia aérea na China continental é um testemunho da demanda contínua por jatos bimotores de médio porte, especialmente à medida que as companhias aéreas buscam substituir modelos mais antigos. O A330 tem sido amplamente adotado por grandes operadoras na China, como Air China, China Eastern e China Southern. Embora a maioria dos modelos A320 seja montada em Tianjin, todos os A330 são fabricados na sede da Airbus em Toulouse.

A Administração de Aviação Civil da China (CAAC) certificou o A330neo no início de 2025, permitindo que as companhias aéreas chinesas começassem a receber as novas aeronaves. Espera-se que mais unidades do A330-900neo sejam incorporadas por companhias e empresas de leasing no país no próximo ano, à medida que a recuperação do setor de viagens internacionais se intensifica.

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