A Finnair precisou interromper as operações de oito de suas aeronaves Airbus A321 devido a preocupações de segurança relacionadas a aproximadamente 1.700 assentos.
No dia 22 de outubro de 2025, a aérea finlandesa informou que foi alertada pelo fabricante das capas de assento sobre a falta de verificação do impacto da lavagem na proteção contra incêndio dessas capas, conforme exigido.
Como resultado, as oito aeronaves foram temporariamente retiradas de serviço, o que levou ao cancelamento de cerca de 70 voos e afetou as viagens de aproximadamente 11.000 passageiros. A Finnair ficou ciente do problema em 13 de outubro de 2025 e espera que as aeronaves voltem a operar até o final do mês, com uma delas já tendo retomado os voos.
Pekka Korhonen, vice-presidente sênior de operações técnicas da companhia, expressou arrependimento pela inconveniência causada aos clientes. Ele ressaltou que a segurança é prioritária para a companhia e que a decisão de manter os aviões no solo visava garantir a resolução do problema identificado.
A empresa esclareceu que as capas de assento envolvidas foram produzidas por um parceiro habitual, seguindo as especificações do fabricante original. Um porta-voz indicou que as capas foram lavadas conforme as diretrizes recebidas e que a limpeza é uma prática comum realizada a cada dois anos, aplicada a toda a frota.
Atualmente, novas capas de assento de diferentes fornecedores estão sendo instaladas para que as aeronaves possam retornar ao serviço. Além disso, a Finnair alugou duas aeronaves com tripulação para cobrir parte de sua malha aérea durante esse período.


